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O Banking as a Service tem tudo para crescer ainda mais em 2024, no Brasil e no mundo

20 de dezembro de 2023tempo de Leitura: 6 min

O ano de 2024 tem tudo para ser extremamente positivo para o mercado de Banking as a Service e também um marco para o segmento.

De acordo com um estudo da consultoria Juniper Reasearch, no ano que vem o número de usuários de serviços bancários digitais deve ultrapassar 3,6 bilhões em todo o mundo.

Em março de 2020 (data de publicação do estudo), esse número era de 2,4 bilhões, o que representa um crescimento de 54% durante o período, motivado, segundo o levantamento, principalmente pela ascensão dos bancos exclusivamente digitais, considerados os grandes catalizadores desse mercado, e também pela transformação digital pela qual os bancos tradicionais estão passando para se adequar às novas necessidades do público.

Confira a seguir alguns dados sobre o crescimento do mercado de Contas e Bancos Digitais no Brasil nos últimos anos e por que o Banking as a Service só tende a se fortalecer com o tempo.


O crescimento dos Bancos Digitais

Segundo a pesquisa “A experiência dos clientes dos principais bancos brasileiros em 2022”, da Akamai em parceria com a Cantarino Brasileiro, o share de mercado dos Bancos Digitais no país segue em franco crescimento.

Em 2022, 70% dos entrevistados afirmaram ter conta tanto em um banco tradicional (aquele que tem agências físicas) quanto em um Banco Digital (aquele que presta serviços exclusivamente on-line). O aumento foi de 7% em relação ao mesmo período de 2021.

Ao mesmo tempo, o número de clientes que tinham conta apenas em um banco tradicional caiu de 25% em 2021 para 21% em 2022.

Em relação às faixas etárias, os Banco Digitais são utilizados por 89% dos brasileiros entre 20 e 29 anos; por 81% dos que têm entre 30 e 39 anos; e por 67% das pessoas acima de 40 anos.


O avanço das Contas Digitais

De acordo com o 'Ranking de Onboarding 2022' da Idwall, nos últimos cinco anos, o setor bancário fortaleceu-se com a entrada de players de outros segmentos, como varejo, telecomunicações e big techs. Atualmente, além de oferecerem seus produtos tradicionais, essas empresas também incluíram em seus portfólios produtos financeiros digitais, viabilizados, em sua maior parte, pela estrutura e tecnologia proporcionadas pelo Banking as a Service.

Segundo este Ranking , criado a partir de um levantamento feito entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, atualmente a média de contas bancárias por brasileiro (entre Contas Digitais e não digitais) é de 5,4.

Da mesma forma, a porcentagem de brasileiros que hoje têm conta tanto nos bancos tradicionais quanto nos Bancos Digitais é de 72,8%. Em 2019, esse número era de 40,4%, e 55,4% dos usuários tinham conta apenas em bancos tradicionais. Ano a ano, os Bancos Digitais vêm conquistando espaço e hoje são a principal instituição financeira de 45,5% dos brasileiros.


Smartphone para pagamentos e tomada de empréstimos

A pesquisa “Panorama – Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil”, parceria entre a Mobile Time e a Opinion Box, mostra como o brasileiro tem resolvido grande parte das suas questões financeiras através do smartphone, o que só foi possível por meio da tecnologia disponibilizada por Bancos e Contas Digitais.

Por exemplo, a proporção de brasileiros que já fizeram pagamento via QR Code com seu smartphone saltou de 35% em 2020 para 82% em 2023, um crescimento impressionante.

Da mesma forma, a porcentagem de brasileiros que já fizeram pagamento por aproximação com seu smartphone saltou de 17% em 2019 para 47% em 2023.

Hoje, o segundo meio de pagamento preferido do brasileiro para fazer compras na loja física é o smartphone, seja por aproximação, QR Code ou Pix (adotado por 20% dos respondentes da pesquisa), atrás apenas do cartão físico (63%).

Em apenas 6 meses (entre março e setembro de 2023), o Pix cresceu 6 pontos percentuais como meio de pagamento preferido do brasileiro para utilizar em aplicativos e sites, ficando atrás apenas do cartão de crédito que, apesar de ainda liderar as intenções de uso, caiu de 70% para 67%.

No mesmo período, subiu de 31% para 36% a proporção de brasileiros que já tomaram empréstimos pessoais pelo smartphone, via aplicativo ou site. Em 2021, esse número era de 25%.


Mobile Banking, Pix e Contas Digitais em ascensão

Os dados da “Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023” revelam como, desde 2018, o Mobile Banking é o canal com o maior volume de transações bancárias, em comparação com o Internet Banking, WhatsApp, ATM (Autoatendimento), pontos de venda no comércio (POS), agências físicas e outros, e como esse volume de transações vem aumentando expressivamente ano a ano.

Em 2018, foram feitas 33,1 bilhões de transações através do Mobile Banking; em 2019, 37,2 bilhões; em 2020, 52,6 bilhões; em 2021, 69,6 bilhões; e, **em 2022, 107,1 bilhões. **

De acordo com a pesquisa, são realizadas em média 42 transações mensais por conta no canal mobile.

Da mesma forma, a adesão ao Pix impactou as transferências DOC e TED, que tiveram queda de 29% entre 2019 e 2022.

Em 2021, as transações via Pix totalizaram 5,7 bilhões; em 2022, elas ultrapassaram 11,7 bilhões, o que representa um aumento de 105% durante o período.

O levantamento da Febraban também mostra que, em 2022, havia 469 milhões de contas bancárias ativas no Brasil e que 45% delas eram acessadas pelo canal mobile.

Das 46,2 milhões de contas correntes abertas no país em 2022, 63% foram abertas em canais digitais, ou seja, o número de contas abertas nestes canais superou o de contas abertas em canais físicos.


Fortalecimento do Banking as a Service

O Banking as a Service é uma tendência que se fortalece a cada ano porque ele permite a empresas dos mais variados segmentos incorporar ao seu portfólio de produtos soluções financeiras digitais, como Contas Digitais e Concessão de Crédito, sem a necessidade de se tornar uma Instituição Financeira ou um Banco.

Assim, além de diversificar suas fontes de receita com produtos que têm alta demanda no mercado, as empresas que aderem ao BaaS também estreitam o relacionamento com clientes e colaboradores, oferecendo a eles uma experiência mais completa.

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