Blog da Cartos

Fraudes e golpes aplicados ultimamente no Brasil: Como se proteger? – Parte 3

Confira abaixo um compilado da 3ª fase da Campanha da Cartos de Prevenção contra Fraudes e Golpes, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre este tema.

September 8, 2025tempo de Leitura: 4 min

Neste mês de agosto, a Cartos apresentou em suas redes sociais mais conteúdos da campanha “Tem Cara de Golpe", promovida pela ABBC (Associação Brasileira de Bancos), para Prevenção contra Fraudes e Golpes. Diante do grande número de casos registrados, esta iniciativa tem como objetivo ampliar a conscientização das pessoas sobre os tipos de golpes mais recorrentes.

Consideramos esta ação da ABBC de extrema importância e assim reforçamos a sua divulgação, fazendo parte de nosso compromisso com a proteção dos nossos clientes, considerando o cuidado com o uso dos meios digitais.

A seguir, reunimos um resumo dos conteúdos publicados em nossas redes sociais sobre esta campanha.


Crescimento das fraudes eletrônicas

No primeiro post destacamos dados da Serasa Experian que apontam um aumento de 22,9% nas tentativas de fraude eletrônica no 1º trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. Estes dados reforçam a importância da realização de iniciativas que mostrem os riscos de golpes, que estão cada vez mais sofisticados.


Cuidado com as solicitações para emprestar sua conta bancária

Em nosso segundo post desta campanha, destacamos o risco de emprestar sua conta bancária para terceiros, prática também conhecida como “conta laranja”. Nesse caso, o “golpista” alega estar com dificuldades para receber um valor em sua própria conta bancária e pede para usar a conta da vítima, prometendo o pagamento de uma comissão pelo empréstimo da conta. Mesmo sem más intenções, quem cede sua conta pode ser responsabilizado criminalmente e ter grandes problemas.

Confira algumas dicas para se proteger deste tipo de golpe:

  • Jamais forneça seus dados bancários a estranhos ou conhecidos;
  • Nunca aceite comissões para movimentar valores de terceiros em sua conta bancária;
  • Lembre-se: sua conta bancária é de uso pessoal e intransferível.

Cuidado com as solicitações para emprestar seus dados para terceiros

O terceiro conteúdo mostrou que informações como CPF, RG, endereço ou até uma selfie com documento em mãos podem ser usadas por golpistas para abrir contas falsas, fazer compras ou contratar serviços em nome da vítima.

Dicas para evitar cair neste golpe:

  • Nunca forneça seus documentos, cartões ou informações bancárias para terceiros;
  • Fique atento ao uso do seu CPF e monitore se existem contas ou empréstimos em seu nome. Essas informações podem ser consultadas gratuitamente em serviços como o Registrato do Banco Central, ou por meio de plataformas de proteção ao crédito como Serasa, Boa Vista e SPC Brasil.
  • Evite compartilhar seus dados até mesmo com pessoas conhecidas.

Cuidado com solicitações de devolução de transferência de valores recebidos erroneamente

O último post da campanha trouxe o alerta sobre o golpe da devolução de transferências, como Pix, que está cada vez mais comum. Nesta situação, criminosos realizam uma transferência para a conta da vítima e, logo em seguida, entram em contato alegando que foi um engano. Para dificultar o rastreamento, solicitam a devolução para uma conta diferente da que enviou o valor, manipulando e utilizando do senso de urgência.

Após a vítima devolver o valor para uma conta diferente da que enviou a transferência, o golpista aciona o banco e solicita o estorno via MED (Mecanismo Especial de Devolução), informando que houve um equívoco ao fazer a transação. O valor é estornado para a conta de origem, e a vítima acaba no prejuízo, pois, além de ter devolvido o valor para a conta solicitada, ainda tem o dinheiro retirado da sua conta por meio do MED.

Saiba como se proteger:

  • Nunca faça uma nova transferência para devolver um valor recebido por engano;
  • Utilize sempre a opção de devolução disponível no aplicativo do seu banco, assim o valor retorna para a conta de origem;
  • Em caso de dúvidas, procure orientação nos canais oficiais do seu banco.

Compartilhe essas informações com familiares e amigos para que todos estejam atentos sobre isso.

2025 © Cartos. Todos os direitos reservados.