Crédito concedido por Fintechs cresceu 52% no Brasil entre 2022 e 2023
Confira os dados da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024 e uma análise da Cartos sobre o cenário superpositivo para o setor
No final de junho deste ano, a PwC Brasil e a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD) divulgaram a 4ª edição da Pesquisa Fintechs de Crédito Digital, feita com base em respostas fornecidas por executivos de 40 empresas do setor.
De acordo com o levantamento, durante o ano de 2023 as Fintechs de Crédito no Brasil demonstraram duas características notáveis: resiliência e capacidade de adaptação. Elas não só sustentaram seu crescimento como também expandiram sua atuação de forma significativa, mesmo em um ambiente financeiro que se mostrava incerto.
Confira a seguir alguns destaques desta pesquisa e a análise da Cartos sobre este cenário positivo.
Crescimento no volume de crédito concedido
Segundo a pesquisa, em 2023 o volume de crédito concedido pelas Fintechs chegou a R$ 21,1 bilhões, 52% a mais do que o volume concedido em 2022, que foi de R$ 13,9 bilhões.
Isso mostra que os consumidores brasileiros têm cada vez mais confiança em Banco Digitais.
Fintechs de Crédito cada vez mais consolidadas
Ainda segundo a pesquisa, entre 2019 e 2023, houve um declínio no percentual de Fintechs de Crédito em início de operação e um aumento significativo no número de Fintechs em fases de expansão e consolidação.
Hoje, 58% das Fintechs de Crédito estão consolidadas, isto é, com faturamento anual ou investimento total acima de R$ 20 milhões, o que representa um crescimento de dez pontos percentuais entre 2022 e 2023.
Os dados da pesquisa também mostram que o número de Fintechs que oferecem soluções tanto para Pessoas Físicas (PF) quanto para Pessoas Jurídicas (PJ), cresceu 17% entre 2022 e 2023.
Nesse mesmo período, a base de clientes Pessoa Física das Fintechs de Crédito cresceu 82% entre 2022 e 2023, passando de 25,6 milhões para 46,7 milhões.
A pesquisa atribui o crescimento do número de clientes a dois fatores: a maior informação das pessoas a respeito dos produtos financeiros digitais e a digitalização do consumo, que se expandiram durante a pandemia do Covid-19 e fortaleceram a confiança geral nesses tipos de serviços.
O levantamento sugere que as Fintechs têm conseguido adaptar seus produtos e serviços às diversas necessidades do mercado e contribuído para o crescimento de pequenas e médias empresas ao facilitar o acesso ao crédito.
Outro dado relevante é que, apesar de 74% das Fitenchs estarem sediadas no Estado de São Paulo, a base de clientes Pessoa Física no Nordeste se expandiu, ultrapassando 17,5 milhões de pessoas.
Expansão dos serviços das Fintechs de Crédito
A pesquisa mostra que as Fintechs de Crédito no Brasil estão expandindo suas ofertas para além dos serviços tradicionais de empréstimo, sendo que para isso algumas delas podem adotar plataformas como Banking as a Service (BaaS) e marketplaces de crédito.
O Banking as a Service (BaaS) permite que diferentes tipos de empresas incorporem produtos de bancarização ao seu portfólio, como Contas Digitais e seus serviços.
E os marketplaces de crédito fazem a conexão direta entre credores e tomadores de empréstimo, facilitando a comparação e a contratação desses serviços.
O Credit as a Service (CaaS) também aparece como uma das soluções dominantes entre as ofertas das Fintechs, para a formalização das Concessões de Crédito.
Na pesquisa são apresentados alguns dados sobre crédito mostrando que, em 2023, 48% das Fintechs ofereciam crédito pessoal não consignado como produto, sendo que em 2022, esse número era de 36%. Já o crédito pessoal consignado direcionado para trabalhadores do setor privado foi oferecido por 25% das Fintechs em 2023, mesmo número de 2022.
Fintechs de Crédito prosperam mesmo diante de um cenário desafiador
Em resumo, a Pesquisa Fintechs de Crédito Digital 2024 demonstra como o setor cresceu de maneira expressiva entre 2022 e 2023, sobretudo graças ao aumento da confiança dos consumidores nos Bancos Digitais.
Ao longo de 2023, as Fintechs de Crédito consolidaram suas operações e fortaleceram sua posição em um mercado que se mostra cada vez mais competitivo. Elas sustentaram seu crescimento e expandiram sua atuação de forma significativa.
A forte adesão do público também se deve ao fato de que as Fintechs cada vez mais oferecem qualidade, segurança e produtos diversificados, para atender à crescente demanda tanto de seus clientes Pessoa Física quanto de seus clientes Pessoa Jurídica.
As Fintechs devem seguir focadas nas inovações tecnológicas, como a Inteligência Artificial Generativa, que deve ser o pilar central de 53% dos entrevistados pela pesquisa pelos próximos dois anos, para a automação de processos, principalmente no atendimento ao consumidor.
A Cartos é a Instituição Financeira 324 e especialista em Banking as a Service (BaaS) e Credit as a Service (CaaS), além disso, somos uma SCD, Sociedade de Crédito Direto, e assim habilitada pelo Banco Central para realizar operações de Crédito.
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