Pix bate recorde de transações diárias e planeja pagamentos por aproximação
Transações diárias com o Pix superaram a marca de 201,6 milhões alcançada em abril, e presidente do Banco Central pretende viabilizar Pix por aproximação
A adesão dos brasileiros ao Pix está cada vez mais intensa. Neste mês de junho, o meio de pagamento instantâneo atingiu um novo recorde de transações em um único dia. Todo o sucesso do Pix despertou no Banco Central o desejo de tornar seu uso ainda mais conveniente, planejando introduzir a tecnologia de aproximação.
Pix: novo recorde de transações
De acordo com o Banco Central, no último dia 07/06, o Pix bateu novo recorde de transações em um único dia: foram 206,8 milhões de operações em 24 horas.
O volume transacionado no período chegou a R$ 90,9 bilhões, também considerado o maior valor já registrado em um único dia.
O último recorde do Pix havia sido registrado no dia 05/04 deste ano, quando ocorreram 201,6 milhões de transações.
Ainda segundo o Banco Central, em um período de 48 horas, nos dias 6 e 7 de junho, foi registrado mais um recorde que foi a realização de mais de 400 milhões de transações via Pix.
A importância do Pix para os brasileiros
Na esteira do novo recorde, o Banco Central ainda comunicou que os números demonstram a importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil.
Os dados surpreendentemente positivos reforçam a crescente adesão dos brasileiros ao Pix desde seu lançamento em novembro de 2020, abrangendo tanto pessoas físicas quanto empresas.
Segundo o Banco Central, o Pix tem atingido 5 bilhões de transações e movimentado cerca de R$ 2 trilhões por mês. Pelo menos, 155 milhões de pessoas físicas e 16 milhões de empresas já utilizaram o Pix.
Novidade do Pix: Aproximação
Em vista do impacto do Pix na vida dos brasileiros, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também informou uma novidade planejada para o meio de pagamento.
Segundo ele, o BC está se associando a carteiras digitais, como o Google Pay e o Apple Pay, para viabilizar o pagamento com Pix por aproximação.
A ideia é implementar a mesma funcionalidade dos cartões de débito e crédito no sistema de pagamentos instantâneos, fazendo a conexão direta da carteira digital com o banco.
Campos Neto avalia que, muitas vezes, as pessoas usam o cartão no lugar do Pix pela facilidade do pagamento por aproximação.
A novidade promete tornar as transações via Pix ainda mais ágeis e acessíveis para os usuários.
Sabia que a sua empresa pode ter um Pix “próprio” e desfrutar de diversas vantagens?
Como é possível ver com esses dados superpositivos, o Pix não para de apresentar excelentes oportunidades de negócio.
Com o Pix Indireto da Cartos, uma das soluções do nosso portfólio de Banking as a Service (BaaS), sua empresa pode ter seu “próprio” serviço de Pix. Como somos a Instituição Financeira 324, sua empresa pode se conectar diretamente a nós tornando-se assim um Participante Indireto do Pix, e desfrutando de uma série de vantagens, como a redução de custos.
Somos especialistas em Banking as a Service (BaaS) e Credit as a Service (CaaS), e para saber mais sobre o Pix Indireto e demais produtos do nosso portfólio de Baas e CaaS, entre em contato com nosso time Comercial: