Fraudes e golpes aplicados ultimamente no Brasil: Como se proteger?
Confira abaixo um compilado da 1ª fase da Campanha da Cartos de Prevenção contra Fraudes e Golpes, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre este tema.
Durante o mês de abril a Cartos iniciou em suas redes sociais uma nova Campanha de Prevenção contra Fraudes e Golpes, com o objetivo de conscientizar a sociedade, oferecendo orientações e dicas de como se proteger. Essa ação é muito necessária devido à grande quantidade de pessoas que têm sido prejudicadas com isso.
Nesta matéria estamos apresentando um compilado da 1ª fase desta campanha, com 3 das principais Fraudes e Golpes que mais têm sido registrados atualmente.
1. Golpe da CNH Suspensa
Neste tipo de golpe, os criminosos enviam e-mails ou SMS informando que a sua carteira de habilitação está suspensa ou prestes a ser, sendo necessário clicar em um link ou botão para providenciar a regularização.
Também são utilizados nesta comunicação simulações de portais como o do Detran ou do gov.br solicitando o pagamento de uma “taxa de regularização”, e desta maneira induzindo ao erro.
É importante ter muito cuidado, porque na verdade trata-se de um golpe e, assim, estes botões e links não devem ser acessados.
Confira alguns pontos de atenção para se proteger:
• O Detran não envia notificações por SMS, e-mail ou telefone;
• A comunicação é feita por carta registrada e quando não recebida, é disponibilizada no Diário Oficial do seu estado;
• As notificações também podem ser consultadas no Portal do Detran e em alguns estados através do App Carteira Digital de Trânsito (CDT).
2. Golpe do Pix Errado
Já neste 2º tipo de situação, o golpista faz um Pix para a sua conta e, logo em seguida, entra em contato dizendo que enviou o valor por engano e solicita a sua devolução.
Porém, para isso, é informada uma Chave Pix diferente da usada na transferência inicial, e desta maneira o valor vai para uma outra conta, também controlada pelo golpista.
Depois que é feita a devolução, é acionada a função MED (Mecanismo Especial de Devolução) pelo golpista junto ao seu banco, alegando que o Pix inicial foi feito por engano ou sob fraude. Se o pedido for aceito, o banco retira o valor da sua conta e devolve ao golpista.
Isto faz com que o valor seja devolvido duas vezes: uma pela devolução realizada e outra pelo MED, fazendo com que a vítima fique no prejuízo.
Para evitar este tipo de situação, saiba a maneira segura de devolver um Pix errado:
• Entre na área Pix do seu banco;
• Acesse Extratos, encontre a transação e clique em “Devolver”;
• Desta forma, o dinheiro será devolvido diretamente para quem originalmente mandou o Pix;
• Nunca realize o estorno para uma Chave Pix nova solicitada.
3. Golpe da Promoção Imperdível
Neste tipo de golpe, criminosos usam preços abaixo dos praticados no mercado e senso de urgência, gerando sentimentos de ansiedade e pressa para a realização da compra, que parece ser uma promoção imperdível.
Para isso, são criados perfis falsos e sites clonados se passando por empresas reais, mas na verdade trata-se de um golpe, onde o produto nunca será entregue.
Para evitar cair neste tipo de golpe, confira as dicas abaixo:
• Desconfie de preços muito abaixo dos praticados no mercado;
• Pesquise sobre a credibilidade da loja e busque avaliações de consumidores nas plataformas digitais;
• Use cartão virtual temporário em compras online;
• Confirme a identidade do recebedor antes de realizar o pagamento;
• Não clique em links recebidos através de mensagens suspeitas;
• Ative a verificação em duas etapas em suas contas das lojas de compra online;
• Nunca compartilhe senhas ou códigos de verificação.
Compartilhe estas informações com familiares e amigos, para que eles também estejam atentos a estes tipos de golpes.
Acompanhe o blog e as redes sociais da Cartos para mais conteúdos como este.