Blog da Cartos

Pix QR Code: Conheça as principais diferenças entre a versão Estática e Dinâmica

Entenda as diferenças entre o QR Code Estático e Dinâmico e para que tipos de negócios e usuários cada um deles é mais indicado.

August 26, 2024tempo de Leitura: 5 min

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo que permite transferências de dinheiro em tempo real e foi projetado pelo Banco Central (BC) para ser uma alternativa rápida e eficiente aos métodos tradicionais de pagamento, como TEDs e DOCs.

Desde que começou a funcionar no mercado financeiro, em 16 de novembro de 2020, o Pix tem sido cada vez mais incorporado ao dia a dia dos brasileiros, devido à sua agilidade e praticidade.

Juntamente com o lançamento deste sistema, o Banco Central introduziu o QR Code para o Pix, facilitando o processo de pagamentos e transferências, tornando-o mais acessível e prático para os usuários.

Atualmente, existem dois tipos de QR Code para as transações de Pix: o Estático e o Dinâmico. Confira a seguir como cada um deles funciona e para que tipos de negócios e pessoas são indicados.


Pix por QR Code Estático

O Pix por meio do QR Code Estático é mais utilizado por Pessoas Físicas, MEIs, empreendedores individuais e pequenos comerciantes para receber seus pagamentos.

Como o nome sugere, o QR Code Estático é aquele código fixo, se mantendo o mesmo para várias transações, por isso ele pode ser impresso e exibido em lojas e comércios para que os clientes façam a leitura. Isso significa que um estabelecimento comercial teria um único QR Code Estático para os recebimentos via Pix.

Esta forma serve para pagamentos imediatos e é possível configurar esse QR Code com um valor de pagamento pré-definido ou deixar livre para ser preenchido de acordo com o valor a ser pago pelo cliente.

O QR Code Estático deve conter, obrigatoriamente, os dados da Chave Pix do recebedor, além de mais três informações a serem configuradas pelo recebedor, caso deseje: o valor do pagamento, o identificador da transação e um campo de texto livre. Caso a informação do valor não seja pré-configurada pelo recebedor, será necessário o seu preenchimento manualmente no momento da compra.

De acordo com os dados do Banco Central de julho deste ano, o QR Code Estático é atualmente a 4ª forma mais usada para Pix no Brasil, representando 8% das transações e ficando atrás, respectivamente, da Chave Pix, do QR Code Dinâmico e da inserção manual (inserção dos dados da conta do recebedor que não tenha Chave Pix definida).


Pix por QR Code Dinâmico

O QR Code Dinâmico é aquele gerado a cada transação e só pode ser utilizado para um único pagamento. É indicado para empresas que têm uma ampla base de clientes, porque pode ser gerado em lotes, para atender a altas demandas.

O Pix por meio do QR Code Dinâmico é muito utilizado por empresas que comercializam uma grande quantidade de produtos ou serviços, como supermercados, farmácias, rede de restaurantes, e-commerces, entre outros.

Além disso, contém mais informações que o QR Code Estático, como dados do recebedor e do pagador, data de vencimento para o pagamento, identificação do produto ou serviço que está sendo vendido, bem como data, hora, localização e número de leituras do código, o que facilita a conciliação de pagamentos e a integração com o sistema de venda da empresa.

Outra diferença em relação ao QR Code Estático é que, além dos pagamentos imediatos, o QR Code Dinâmico permite pagamentos agendados, com cálculo de juros, multas e até mesmo descontos. Além disso, pode ser exibido na tela do celular ou do computador, no monitor do caixa, na maquininha de cartão e também impresso na fatura.

Uma grande vantagem do QR Code Dinâmico é que ele pode ser editado mesmo depois de gerado e impresso, quantas vezes forem necessárias.


QR Code Dinâmico: a 2ª forma mais utilizada para Pix

Conforme dados do Banco Central, em julho de 2023, por exemplo, a forma mais utilizada para o Pix foi a chave: 1,7 bilhões (1.701.264.000) de transações por meio dela. No mesmo período, a 2ª forma mais utilizada foi o QR Code Dinâmico, com 722 milhões (722.545.000) de transações.

De acordo com os dados mais recentes do BC, em julho de 2024, a chave continuou sendo a forma mais utilizada de fazer o Pix: 2,1 bilhões (2.154.231.000) de transações, um aumento de 26,6% em comparação com julho do ano passado.

O QR Code Dinâmico também manteve a 2ª posição neste mês, mas com um crescimento impressionante em 1 ano: 1,6 bilhão (1.657.779.000), quase 1 bilhão a mais em volume de transações, representando um aumento de 129,4% em relação a julho de 2023.

Vemos assim, que o QR Code Dinâmico é a 2ª forma para Pix mais utilizada no país, logo disponibilizá-lo para clientes e parceiros é uma ótima maneira de impulsionar os negócios.


Cobrança Pix QR Code da Cartos

A Cobrança Pix QR Code da Cartos oferece à sua empresa uma solução completa para a emissão de códigos de Pix com rapidez na geração, para atender a altas demandas.

A Cartos é a Instituição Financeira 324, especialista em Banking as a Service (BaaS) e Credit as a Service (CaaS). Para mais informações sobre a Cobrança Pix QR Code e outras Soluções de Pix da Cartos, entre em contato com nosso time Comercial.

📱(11) 3388-1500
Entre em contato por e-mail

2024 © Cartos. Todos os direitos reservados.